segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Vivências Xamânicas



O QUE É XAMANISMO?

Sempre associamos Xamanismo aos povos indígenas das poucas regiões do planeta nas quais ainda existem, isso sem dúvida é correto, mas, na verdade, o que se passou a denominar como Xamanismo é a capacidade natural humana de entrar em contato com outras realidades, outros reinos de consciência como, por exemplo, a consciência das plantas, dos animais e das forças da natureza.

Xamanismo é o conjunto mais antigo de praticas e técnicas para se entrar em contato com o mundo espiritual e tem sua origem no período paleolítico. Sua principal característica é a semelhança existente na essência das práticas de povos muito distantes entre si, muitas vezes separados por continentes e oceanos como, por exemplo, os Esquimós e nossos irmãos indígenas aqui do Brasil. Sem dúvida foi essa similaridade de práticas e descrições do mundo dos espíritos, do mundo das energias, que chamou a atenção dos modernos estudiosos para a seriedade e validade dessas técnicas. Atualmente temos visto um grande aumento do interesse por essas práticas na busca por um contato mais profundo e direto com nosso mundo interior, com as forças que nos guiam e protegem e com o Criador.

Justamente por ser a mais básica de nossas manifestações mágicas é que pode ser de grande valia para o homem moderno em busca de cura, equilíbrio e bem estar. Não estamos tratando aqui de como se tornar um Xamã, que é uma tarefa que exige extrema disciplina, dedicação e força de vontade, além de outros requisitos que não cabem serem discutidos aqui nesse momento, mais sim de como utilizar esse conhecimento e essas técnicas para melhorar nosso dia-a-dia.

Algumas dessas técnicas são a utilização de nosso aliado ou animal de poder, a jornada xamânica para a solução de problemas, o uso do tambor, do chocalho, a busca do silencio interior, o uso do sonho lúcido e práticas para acumular energia e manter o bem estar, além da utilização das quatro direções e dos quatro arquétipos dos Xamãs. Essas praticas não transformam ninguém em Xamã mais proporcionam um contato real com esse universo mágico sem fantasias desnecessárias e com a possibilidade de aumentar nossa energia disponível e poder pessoal trazendo força, vitalidade e Paz para vivermos melhor nossa aventura pessoal. Liberdade, aventura e vida longa.

***

Um comentário:

  1. Gratidão Candi!
    Enfim encontrei uma bela, simples e profunda explicação sobre o xamanismo!
    Abraço cheio de luz!
    Shalom!
    Rô!

    ResponderExcluir